Cirurgias

Biópsias

Na área da otorrinolaringologia, as biópsias são procedimentos que podem ser realizados para obter uma amostra de tecido ou células de uma área específica do ouvido, nariz, garganta, laringe ou região do pescoço. Essa amostra é então enviada para análise laboratorial, permitindo ao médico diagnosticar doenças ou condições específicas e determinar o tratamento adequado.

Existem diferentes tipos de biópsias que podem ser realizadas em diferentes áreas da otorrinolaringologia. Alguns exemplos incluem:

  1. Biópsia das amígdalas: É a remoção de uma pequena amostra de tecido das amígdalas para avaliar a presença de infecções, inflamações crônicas ou células anormais.
  2. Biópsia da nasofaringe: Envolve a coleta de amostras de tecido da nasofaringe, a parte superior da garganta localizada atrás do nariz. É frequentemente realizado para investigar a presença de tumores ou infecções.
  3. Biópsia do ouvido médio: Pode ser realizada para coletar amostras de tecido da orelha média, geralmente para investigar a presença de infecções crônicas, tumores ou outras anormalidades.
  4. Biópsia das cordas vocais: Consiste na obtenção de uma amostra de tecido das cordas vocais para diagnóstico de lesões, como nódulos, pólipos ou tumores.
  5. Biópsia de linfonodos cervicais: Pode ser realizada para obter amostras de linfonodos (gânglios linfáticos) do pescoço e determinar a causa de um aumento de tamanho, como infecções, inflamações ou câncer.

A decisão de realizar uma biópsia na área da otorrinolaringologia é baseada na avaliação clínica do médico, incluindo exame físico, histórico médico e resultados de exames de imagem. A biópsia é geralmente realizada sob anestesia local ou geral, dependendo da região a ser biopsiada e do procedimento específico.

Como agendar a sua cirurgia no Instituto de Otorrino

Se o paciente consultar no Instituto de Otorrino, ele deverá agendar o retorno com o médico que irá operá-lo para entregar os resultados dos exames que foram solicitados. Neste caso, o próprio médico irá encaminhar o paciente para o setor de agendamento cirúrgico para marcar a data da cirurgia.

Se o paciente consultar fora do Instituto de Otorrino, o próprio médico fará o agendamento da cirurgia, ou poderá informar a data para o paciente e pedir para que o mesmo entre em contato com o setor de marcação do Instituto de Otorrino.No ato do agendamento da cirurgia o paciente receberá um termo de consentimento com todas as informações e orientações para realização da cirurgia. O mesmo deverá ser lido atentamente, assinado e entregue no dia da cirurgia.

Os documentos necessários para o agendamento são:

Biópsias - Instituto de Otorrino Pedido médico.

Biópsias - Instituto de Otorrino Cópia do resultado de exames.

Biópsias - Instituto de Otorrino Relatório da consulta pré-anestésica.

Biópsias - Instituto de Otorrino Risco cirúrgico.

Biópsias - Instituto de Otorrino Carteirinha do convênio.

Biópsias - Instituto de Otorrino Guia de autorização do convênio.

Para qualquer dúvida, entrar em contato com o setor de agendamento cirúrgico:

Avaliação
pré-anestésica

Todos os pacientes que forem realizar uma cirurgia no Instituto deverão passar por uma avaliação pré-anestésica. Esta consulta é de extrema importância por oferecer ao paciente que irá se submeter à anestesia e consequentemente a uma cirurgia, uma avaliação específica para o ato anestésico.Como exemplo, citamos duas condições imprescindíveis em que o anestesista precisa avaliar para praticar a anestesia segura em um paciente:

  • Incompatibilidade de algum medicamento usado pelo paciente com um anestésico que será utilizado durante a anestesia.
  • Avaliação dos níveis do Malampatt. O anestesista que irá realizar a anestesia já se previne quanto ao nível de dificuldade que encontrará para a realização da intubação oro ou nasotraqueal.
Biópsias - Instituto de Otorrino

É comprovado que o nível de estresse de um paciente que passou por uma avaliação anestésica, diminui consideravelmente.

Segundo o protocolo do Instituto de Otorrino, a consulta pré-anestésica é obrigatória e o paciente somente poderá ser submetido à cirurgia se for considerado apto pelo anestesista.

Orientações
pré-operatórias

O horário marcado para entrada não é, necessariamente, o horário de início da cirurgia.

Biópsias - Instituto de Otorrino
  • Não deixe de comparecer ao compromisso sem comunicar previamente ao seu médico e à equipe do Instituto;
  • Certifique-se de que todos os procedimentos estão devidamente autorizados pelo convênio;
  • Caso tenha alergia a látex, é preciso comunicar ao seu médico e ao iorl previamente;
  • Caso apresente sintomas gripais 3 (três) dias antes da cirurgia, para sua segurança, sugerimos a realização do teste de COVID-19;
  • Esclareça suas dúvidas em relação ao procedimento cirúrgico que será realizado, com seu médico assistente, inclusive tomando ciência do Termo de Consentimento Informado.

Preparo para a cirurgia

Jejum

Adultos e crianças com idade maior ou igual a 10 anos:

Biópsias - Instituto de Otorrino Refeição sólida, jejum absoluto de 8 horas.

Biópsias - Instituto de Otorrino Líquidos (exemplo: água), volume máximo 150 ml, jejum de 4 horas.

Crianças com idade menor que 10 anos:

Biópsias - Instituto de Otorrino Refeição habitual ou lanches, jejum de 8 horas.

Biópsias - Instituto de Otorrino Leite materno, jejum de 4 horas.

Biópsias - Instituto de Otorrino Líquidos (exemplo: água), volume máximo 75 ml, jejum de 4 horas.

No período de jejum, o paciente deverá tomar as medicações essenciais de que faz uso rotineiramente, ingerindo-as com o mínimo de água possível. Confirmar com o médico a necessidade de trazer os medicamentos de uso habitual no dia da cirurgia.

No dia da cirurgia

Biópsias - Instituto de Otorrino

Trazer TODOS os EXAMES pré-operatórios (XEROX E ORIGINAL), e o relatório do anestesista, que é entregue na consulta pré-anestésica. Apresentar documento com foto, e se for criança trazer certidão de nascimento. Entregar o TERMO DE CONSENTIMENTO ASSINADO PARA O ATENDENTE.

Biópsias - Instituto de Otorrino

O paciente NÃO deverá vir ao Instituto com adereços: brincos, piercing, alianças, anéis, relógios, maquiagem, cílios postiços, megahair e unha postiça. NÃO deverá estar de esmalte de cor escura.

Biópsias - Instituto de Otorrino

Não é de responsabilidade do hospital a guarda de objetos de valores e dinheiro. Os mesmos deverão ser entregues ao acompanhante ou, na falta deste, poderá guardar no armário sob sua responsabilidade. Será entregue um lacre para fechar o armário no momento da internação.

Biópsias - Instituto de Otorrino

Pacientes que fazem uma dieta diferenciada: comida vegana, vegetariana ou qualquer outra que saia do padrão usual, deverá trazer sua própria alimentação no dia da cirurgia.

Acompanhantes

Biópsias - Instituto de Otorrino Autorizamos a entrada de 2 (dois) acompanhantes, no máximo, por apartamento.

Biópsias - Instituto de Otorrino Na acomodação em enfermaria, só terão direito a 1(um) acompanhante, os pacientes menores de 18 anos ou maiores de 60 anos.

No momento da alta hospitalar:

Biópsias - Instituto de Otorrino Não esquecer os exames, o paciente deverá estar acompanhado de algum responsável, não poderá dirigir veículos, e é desaconselhável a utilização de qualquer meio de transporte coletivo (ônibus, trem ou metrô). Caso haja alguma intercorrência no trajeto para casa, retornar para o hospital.

Horário de Visitas

de 15h às 15h30
diariamente

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.

@institutodeotorrinomg

Contato

    Biópsias - Instituto de Otorrino

    Como chegar

    Av. Afonso Pena, 2928 - Funcionários - Belo Horizonte